top of page

Comunicação em movimento: estudantes da UNIVALE vivenciam práticas reais na indústria e na imprensa do Espírito Santo

  • Foto do escritor: JAMES
    JAMES
  • 25 de jun
  • 2 min de leitura

A viagem incluiu imersão na comunicação corporativa da Vale no Porto de Tubarão e na estrutura da Rede Gazeta.

ree

Aproveitando o feriado municipal, estudantes dos cursos de Comunicação Social da UNIVALE participaram de uma visita técnica a Vitória, capital do Espírito Santo, entre os dias 12 e 14 de junho.

A viagem teve como objetivo proporcionar aos alunos um contato direto com práticas de comunicação corporativa e jornalística em duas grandes instituições: a mineradora Vale e a Rede Gazeta.


O primeiro destino foi o Porto de Tubarão, onde os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Vale na área de comunicação interna e sustentabilidade.

A programação começou com uma visita ao Jardim Botânico da empresa e seguiu com uma palestra institucional, na qual foram apresentadas informações sobre a história da Vale, desde sua fundação como empresa estatal em 1942, sua estrutura logística, os impactos ambientais e sociais, e o plano diretor ambiental da companhia, disponível no YouTube.


Durante o encontro, Carla Nascimento, analista de comunicação da Vale, destacou a importância de abrir as portas da empresa para os futuros profissionais da área: “Essa visita é uma oportunidade para a gente se aproximar dos jovens que estão se formando e que vão se tornar futuros profissionais de comunicação. Queremos apresentar um pouco do trabalho da Vale no Espírito Santo e ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e esperamos contribuir com essa formação.”


A dimensão da estrutura do porto impressionou os visitantes. Equivalente a cerca de 1.400 campos de futebol, a unidade vai muito além do transporte ferroviário, um dos aspectos mais conhecidos da atuação da empresa em Governador Valadares.

A Vale também demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e as comunidades onde atua. Na sequência, os alunos visitaram a sede da Rede Gazeta, um dos principais grupos de comunicação do Espírito Santo.

A recepção foi realizada por Ângelo Parrella, analista de comunicação institucional, que apresentou as práticas da comunicação interna e o funcionamento do programa Portas Abertas, que há anos recebe estudantes interessados em conhecer os bastidores do jornalismo capixaba.


“A visita técnica com estudantes de comunicação significa a Rede Gazeta abrindo as portas para esses profissionais que já estão se inserindo no mercado. A ideia é mostrar nossos princípios éticos, estrutura e funcionamento, e também incentivar que eles se vejam atuando nesse espaço”, afirmou Parrella.


O programa Portas Abertas é dividido por trimestres e recebe inscrições por meio do site da empresa, com vagas abertas para estudantes e interessados da comunidade em geral.

A visita técnica proporcionou uma experiência rica para os alunos, que puderam vivenciar na prática os desafios e oportunidades da comunicação organizacional e jornalística em ambientes reais, fortalecendo a formação acadêmica com vivências de mercado.


"Eu achei incrível a viagem técnica e a importância da comunicação que nos foi apresentada dentro de uma das maiores mineradoras do mundo. Além disso, a visita à Gazeta nos permitiu ver de perto toda a estrutura de mídia e comunicação no telejornalismo e no audiovisual", comentou Vinicius Rainer, aluno do 2º período de Publicidade e Propaganda.


ree

ree

ree



Paula Andressa, especial para JAMES


Revista JAMES

Junho/2025

 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2025 por Revista JAMES

bottom of page